data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rubens Cavallari
A nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa nesta segunda-feira com a meta de imunizar adultos. Pessoas de 20 a 29 anos que não possuam comprovação de duas doses da vacina, e cidadãos de 30 a 49 que não tenham comprovação de uma dose devem procurar qualquer unidade básica de saúde (UBS) para a verificação da caderneta.
Semana será de tempo seco e temperaturas superiores a 30ºC
Trata-se de uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Assim, a atualização da caderneta de vacina está sendo realizada de forma seletiva. A primeira etapa, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ocorreu em outubro.
O público adulto que não recebeu a vacina na primeira fase pode procurar uma UBS e receber a dose. Em Santa Maria, a estimativa de adultos não vacinados contra o sarampo com idade entre 20 e 29 anos é de cerca de 43 mil. A meta é chegar a 95% desse total.
Esses públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e morte.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não registrou nenhuma notificação de sarampo neste ano em Santa Maria. Para homens e mulheres de até 49 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses gratuitamente também nas unidades.
O prazo para se vacinar contra o sarampo nas unidades básicas de saúde de Santa Maria e da região:
- Desta segunda-feira a 30 de novembro - Horários conforme as Salas de Vacina das UBSs
- 30 de novembro - Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs